domingo, 21 de fevereiro de 2010

NBB - Final de Semana das estrelas

Aconteceu neste sábado e domingo, em Uberlândia, o segundo Final de Semana das Estrelas, evento que reuniu os grandes jogadores da atualidade e grandes nomes do passado. Ao todo foram 4 disputas: Torneio de 3 pontos, Torneio de Enterradas, Amistoso Veteranos do Brasil x Combinado de Uberlândia e o Jogo das Estrelas.


Torneio dos 3 pontos:


O melhor arremessador de 3 pontos de cada equipe do NBB mais o então detentor do título, Fernando Ficher, duelavam para ver quem é o maior arremessador de 3 do Brasil. Na primeira rodada, os 15 jogadores tinham 1 minuto para conseguir acertar o máximo de bolas possíveis(30 pontos), os 6 melhores iriam para as semifinais. Thiaguinho(20), Jefferson(19), Helinho (19), Guilherme Filipin(16), Luiz Felipe(15) e Fischer(15) foram os semifinalistas. Espiga, do Joinville também conseguiu 15 bolas, mas ficou de fora pelo critério de desampate, as bolas coloridas. Nas semifinais, predomínio de dois grandes arremessadores: Guilherme Filipin, do Londrina, e Thiaguinho, do Pinheiros. O primeiro conseguiu 21 pontos, o segundo, espantosos 22 pontos que levaram a torcida à loucura. O então campeão Fischer conseguiu 17 pontos, Luiz Felipe decepcionou e conseguiu apenas 10, Helinho não foi bem e acertou só 15 e Jefferson assustou, mas não conseguiu superar os 2 primeiros, 19 bolas para ele. Na finalíssima vitória incontestável. Filipin começou a disputa e não foi nada bem, apenas 13 pontos, deixando o caminho livre para Thiaguinho conseguir 18 pontos e vencer a competição com sobras. Vale ressaltar que o nível do Torneio este ano foi muito superior ao do ano passado.


Torneio de Enterradas:

Na mesma fórmula que o campeonato de 3 pontos, o Torneio de Enterradas foi um sucesso. Muita criatividade e boas enterradas levantaram a galera no ginásio Sabiazinho. Os 15 atletas tiveram 2 chances de 24 segundos para mostrar seu repertório de enterradas. Na primeira fase, a decepção ficou por Júlio Toledo, o atual campeão, que foi eliminado com justiça. Os atletas que passaram para as semifinais foram: Jeffries(Minas), Brewer(Pinheiros), o melhor da primeira fase Roberto(Saldanha da Gama) que fez uma incrível enterrada com uma bola em cada mão, Mineiro(São José), Jhonatan (Araraquara) e McNeil(Vila Velha), após notas dadas pelos ex-craques Marcel, Marcelo Vido, Marquinhos, Israel e Pipoka. Nas semi, os atletas deviam enterrar com a ajuda do companheiro e Mineiro começou a mostrar sua força. O pivô de 2,09, nascido em Uberaba, cidade vizinha à Uberlândia, saltou sobre Mateusinho e enterrou. Brewer, Roberto e Jeffries também foram muito bem, entretanto o último ficou, injustamente, de fora da grande final. O primeiro a enterrar foi Mineiro que incrívelmente saltou por Fúlvio e Mateus e enterrou. Apesar da joelhada na cabeça sofrida pelo amigo Fúlvio, o esforço valeu a pena e o pivô conseguiu a nota máxima. Em seguida, Brewer foi criativo. Colou na quina da tabela, uma nota de R$ 50,oo e o objetivo era pegar a nota e enterrar. O armador pegou a nota, mas não conseguiu a enterrada, muito em função do pouco tempo lhe dado. Por fim Roberto, que dentre os competidores era o que mostrava mais força e criatividade tentou uma difícil enterrada e não conseguiu, deixando o título na mão de Rafael Mineiro. O resultado foi muito justo. Apenas 2 ressalvas: 1- Jeffries deveria estar na final. 2- 24 segundos para uma enterrada é brincadeira, está na hora de repensarmos isso.



Uberlândia x Veteranos



O placar pouco importa. Se o peso da idade ficou claro durante o Jogo dos Veteranos, um dos eventos que marcam o Jogo das Estrelas, em Uberlândia (MG), a alegria do reencontro de ex-astros da seleção e do basquete brasileiro valeu o esforço. No banco, o lendário Ary Vidal, de 75 anos, comandava estrelas como Marcel, Chuí, Demétrius, Zanon e Guerrinha contra o time da casa, que contou com o reforço de Ratto. No fim, a equipe mineira levou a melhor por apenas um ponto: 64 a 63, no ginásio Tancredo Neves, o Sabiazinho.

No fim, Ary Vidal comemorou o reencontro com os antigos comandados.

- Isso foi uma festa. Foi ótimo estar aqui e reencontrar tanta gente. Pena que não veio todo mundo – disse o técnico, campeão com a seleção brasileira no Pan-Americano de Indianápolis, em 1987.

Jogo das Estrelas



O evento mais esperado do final de semana não deixou a desejar. Uma grande partida entre a equipe Pedroca e Kanela finalizou o grande final de semana que deixou muito claro que o basquete brasileiro ressurgiu.

À exemplo do que aconteceu no All Star Game, não vou ficar analisando jogo festivo, apesar de ter sido um belo jogo. Irei frizar apenas alguns destaques, como Marcelinho, que foi eleito o MVP do jogo. O ala do Flamengo comandou a equipe Kanela na vitória contra a equipe Pedroca pelo placar de 127 a 114. O irmão mais velho da família Machado foi o cestinha da partida com 38 pontos, boa parte deles em cestas de 3, seguido por Alex e Olivinha com 20 cada um.

Larry Taylor se destacava pelas belas jogadas no time Pedroca, enquanto Thomas fazia o mesmo pelo Kanela. Valtinho era exaltado pelos 2.500 torcedores a cada vez que pegava na bola, pois o armador foi o grande ídolo do time de Uberlândia, que em 2000 conseguiu o título sulamericano. No último quarto, Marcelinho seguiu brilhando e Larry e Shammel tentando, em vão, reverter o resultado. No fim muita festa e alegria para os comandados de Lula Ferreira. Mas não só deles. Todo o público e jogadores ficaram muito felizes com o sucesso do jogo e do evento em si. Parabéns à LNB organizadora do evento e fica o exemplo para a CBB, que faça o mesmo com nosso basquete feminino.


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

0 comentários: on "NBB - Final de Semana das estrelas"