quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Paulistão 2010: 9ª Rodada


Amigos do Esquadrão Interativo, tivemos uma rodada muito movimentada do Paulistão nesta quarta-feira, e os destaques não poderiam ser diferentes. Os extremos, um Corinthians de futebol refinado mostrando toda a capacidade de seu elenco, e um Palmeiras humilhado, demonstrando toda a fragilidade de um time que depende de apenas um jogador de talento acima da média (tirando Marcos é claro).

Rio Branco 0 x 0 Monte Azul

Em um jogo muito travado onde as defesas venceram os ataques, os dois times morreram abraçados num empate de fraco nível técnico.

Na segunda etapa, o Monte Azul até que criou mais em investidas de Marcelinho, mas o time pecou nas finalizações e o jogo terminou num 0 x 0, para um público de 2040 pagantes.

Rio Branco

Cristiano; Marcos Tamandaré, Airton, Vinicius e Maurin; Fábio Baiano, Márcio Carioca, Flávio (Júnior Maranhão) e Romarinho (Ricardinho); Anselmo Ramon (Felipe) e Luciano Emílio. Técnico: Ademir Fonseca

Monte Azul

Luiz Carlos; Mauro, Avalos e Cléber Carioca; André Cunha, Bilica, Luciano Sorriso (Franciscatti), Rafael Ueta (Ray) e Jeff Silva; Cristian e Marcelinho (Edmílson).
Técnico: César Michelon

Rio Claro 1 x 0 Ituano

O Rio Claro conseguiu importante vitória em casa, e afundou o time de Itu na crise, o Ituano começou bem o campeonato, mas com suas últimas exibições fracas vem descendo a ladeira em alta velocidade.

O gol do jogo foi anotado por Jackson, que na marca dos 35 da primeira etapa aproveitou bobeada da defesa do Ituano na saída de bola, foi lançado e tocou para a rede.

Rio Claro

Sidney; Luciano, Marco Aurélio e Genison; David, Walker, Danilo Avelar; Maicon Souza (Lucas) e Vinicius; Jackson (William Alves) e Pedro Henrique (Edu Sales).
Técnico: Cléber Américo.

Ituano

Saulo; Anderson Sales (Daniel), Jean Pablo e Rodrigão; Simão (Cássio), João Leonardo, Alemão, Juninho Paulista (Alan) e Carlos Eduardo; Anderson Ataíde e Jeferson. Técnico: Mazzola Júnior

Paulista 0 x 1 Ponte Preta

A Macaca conseguiu uma vitória importantíssima diante do Paulista em Jundiaí, e continua próxima dos líderes do Paulistão.

Deda foi o nome do gol da Ponte na marca dos 22 da primeira etapa, o Paulista pressionou bastante em busca do empate, mas Eduardo Martini viveu jornada inspirada e segurou a importante vitória da Macaca.

Paulista

Felipe Alves; Cléber (Carlão), Eli Sabiá, Márcio Santos e Willian Rocha; Baiano, Rai, Fabrizzyo e Barboza (Peri); Emerson (Marquinhos) e Max. Técnico: Araão Alves.

Ponte Preta

Eduardo Martini; Galiardo, Renan, Léo Oliveira e Vicente; Deda, Danilo Portugal (Manteiga), Tinga (Pirão) e Fabiano Gadelha; Marcelo Soares e Finazzi (Daniel Costa). Técnico: Sérgio Guedes.

Oeste 1 x 2 Portuguesa

Outro time que conseguiu importante vitória fora de casa foi a Lusa, batendo por 2 x 1 o time do Oeste.

Após uma primeira etapa com equilíbrio e chances de lado a lado, no segundo tempo os gols vieram, e quem abriu o marcador foi o Oeste, após o rebote Kléber arrematou e contou com desvio na defesa para marcar o gol de abertura do placar pro time da casa.

Após o gol o Oeste recuou, e a Lusa veio pra cima conseguindo o empate na marca dos 22 minutos do segundo tempo, com Fabríco num tiraço.

A Lusa pressionou o Oeste, e foi premiada aos 47 minutos, quando o volante Gláuber completou o escanteio de cabeça para dar a vitória a Lusa.

Sertãozinho 2 x 3 Santo André

Sob muitas reclamações da torcida local, o Santo André bateu o Sertãozinho fora de casa por 3 x 2, e se mantém na vice-liderança temporariamente até o jogo do Botafogo nesta noite.

O Sertãozinho saiu na frente aos 14 minutos de jogo com Mendes, três minutos depois o time do ABC empatou com Rodriguinho.

O Sertãozinho jogava melhor e ficou na frente do placar novamente na marca dos 32 minutos com Pablo, novamente após cobrança de escanteio de Ricardo Lopes.

Ainda na primeira etapa, aos 41, de novo o artilheiro Rodriguinho empatou a partida para o Ramalhão.

Na segunda etapa o lance mais polêmico do jogo veio aos 16, a defesa do Ramalhão fez a linha burra, e Mendes apareceu livre na cara do gol pra mandar pra rede. Mas erroneamente a arbitragem anotou o impedimento, seguindo a orientação do bandeira.

E aos 34, Marcel anotou o gol da vitória do Santo André, para desespero da torcida local.

Mogi Mirím 0 x 3 Corinthians



O Corinthians jogou um grande futebol, e comandado por Morais e Souza, venceu e convenceu diante do Mogi Mirím, o jogo também serviu para o teste de Moacir, que fez partida razoável.

O Jogo

O primeiro tempo foi equilibrado, os jogo foi bastante truncado no meio e as equipes pouco finalizaram á gol, Morais chamava o jogo, e era o responsável por conduzir o time ao ataque, e Souza era bastante esforçado, se movimentando bastante, mas esbarrando em sua deficiência técnica.

Mas na marca dos 33 minutos Souza espantou a "zica", e após boa jogada de Morais recebeu a bola espirrada e tocou para o gol sem chances para Alex Alves, era o gol da redenção de Souza.

Veio o segundo tempo, e todo o equilíbro que o Sapão construiu na primeira etapa com muito ufoco veio por água a baixo.

N amarca dos 7 minutos, Souza recebeu passe açucarado de Jorge Henrique, e voltando aos bons tempos marcou se segundo gol na partida, para enlouquecer o torcedor Corintiano, que após a decepção na apuração do Carnaval paulistano compareceu em peso ao estádio João Paulo II, em Mogi Mirim.

Roberto Carlos tentou em algumas cobranças de falta, mas seus petardos apenas conseguiram arrancar o grito de "Uhh", da torcida. Mas veio dos pés do eterno camisa 6 da seleção a jogada do terceiro gol, após excelente escapada pela esquerda, ele ameaçou bater para o gol, Alex Alves fechou o canto, mas Roberto Carlos tocou com precisão para Chicão, que como um autêntico centroavante finalizou no contrapé do goleiro sem chances de defesa.

Mano aproveitou que a viotória estava garantida, para colocar em campo Iarley, Defederico e Edu, que no pouco tempo em que estiveram em campo jogaram bem.

Eduardo que havia entrado na vaga de Luis Mário acabou sendo infeliz, chegou atrasado e acabou expulso de campo, não sei se expulsaria, ele foi imprudente, mas entrou com impeto de buscar seu espaço mesmo, não ví maldade no lance, ví inocência, é diferente.

Opinião

O Corinthians jogou um futebol de autoridade, poucos problemas na defesa, e dois destaques que não fazem parte do time titular, Morais arrebentou, foi um autêntico camisa 10, chamou a responsabilidade em todos os momentos do jogo, e todas as ações ofensivas do Corinthians passaram por seus pés.

Souza antes do gol mostrou que queria o jogo, se moviomentou, criou opções, errou bastante, mas no impeto de acertar, e quando a pontaria finalmente ficou calibrada, saíram dois gols típicos de camisa 9, Souza com confiança pode ser um jodagor importantíssimo para o Corinthians, e foi muito legal ver a torcida gritando seu nome ao final do jogo.

O Corinthians hoje tem um elenco de Libertadores, jogadores experientes, todo mundo sabe o que fazer com a bola nos pés, Chicão seguro atrás e técnico com a bola nos pés. Tcheco e Roberto Carlos envolvendo o adversário com bnos passes á todo instante, Felipe seguro embaixo das traves (fora delas nem tanto), enfim, time pronto prta Libertadores, e dessa eu acho que Edno ja está fora.

O Moacir estreou razoavelmente bem, pelo menos é uma opção melhor que o estático Balbuena, já o Ralf, gente eu não sei o que o Mano Menezes vê nesse jogador, é fraco técnicamente, não produz com a bola nos pés, é afobado, é violento. Sinceramente, eu penso que tendo Marcelo Mattos, Jucilei e Edu, não há por que utilizar essa "réplica do Paulo Almeida".

Pelos lados do Mogi, o time tem que jogar bola, o Mogi mostrou que pode produzir no 1º Tempo, tem bons nomes do meio pra frente, se o Sapão cair será por acomodação, o time não é pra jogar Série A2.

Palmeiras 1 x 4 São Caetano

Foi um passeio, com direito á "Olé", o São Caetano detonou o Palmeiras, numa partida que já pode ser coniderada um clássico do futebol Paulista.

O Jogo

O Azulão aparecia bem com Éverton Ribeiro conduzindo o time á frente, enquanto o time Verde parava na boa marcação do time do ABC. Melhor no jogo, não demorou para o São Caetano abrir o placar aproveitando-se de seu artilheiro Eduardo, após passe preciso de Everton Ribeiro (revelado pelo Corinthians), Eduardo saiu na cara do gol para tocar na saída de Marcos, abrindo a humilhação.

Aos 35, nova assistência de Everton Ribeiro, para o matador Eduardo, mais um gol do Azulão, aos 42, Luciano Mandi cobrou escanteio, e o zagueiro Marcelo Batatais completou de cabeça, para "delírio" da "Turma do Amendoim", e perplexidade do torcedor do Palmeiras no Palestra Itália.

Na segunda etapa, cena rara, Muricy Ramalho colocou o time pra frente no desespero, com as saídas de Figueroa e Robert que era inoperante, para as entradas de Deyvid Sacconi e Lenny.

Mas nem o sermão de Marcos na volta do vestiário surtiu efeito, o São Caetano continuava envolvendo o Palmeiras, e Luciano Mandi em linda jogada individual marcou o quarto gol do São Caetano, era um pesadelo terrível para o torcedor Palmeirense.

Diego Souza tentou muito, ele tentava carregar o time nas costas praticamente sózinho desde o início, e tanta persistência sutiu efeito na marca dos 19, após assistência de Deyvd Saccni, Diego Soua mandou para as redes, mas a reação do Palmeiras parou por aí.

Fim de jogo, e protestos da torcida verde. que pediu jogadores, chamou o time de "Sem Vergonha", dentre outros adejetivos não muito positivos.

Opinião

Eu não gosto muito quando torcida fica gritando: "Oh,Oh,Oh..Queremos Jogador!!", acho que isso desestabiliza quem está em campo, se esforçando pra conseguir render pelo time, ninguém entra em campo pra perder (á não ser que não seja HOMEM), mas o Palmeiras esbarra na falta de boas opções e talentos individuais, os jogadores que o Palmeiras tem hoje, tirando o Diego Souza, e em menor escala o Cleiton Xavier pelos recursos que tem, você encontra no mesmo nível, ou em melhor qualidade em qualquer time menor do Paulistão, o Palmeiras hoje está nivelado com times como a Lusa, o Bragantino, o próprio São Caetano e o Santo André, que tem jogadores de razoável para bom e só.

Palmeiras é um time grande, e não pode depender de uma parceria que visa apenas o lucro em detrimento ao Palmeiras. Para o Palmeiras se reerguer precisa confiar no tamanho da sua torcida, na representatividade da sua camisa, dar um PÉ NA BUNDA da Traffic e fazer ações de Marketing, uma contratação bombástica, SE O CORINTHIANS E O SÃO PAULO PODEM, POR QUE O PALMEIRAS NÃO PODE.

Eu não estou dizendo que o Palmeiras está no caminho errado não, tá no caminho certo, ta acertando com o Ewerton (Ex-Corinthians), mas é muito pouco, nesse ritmo o Palmeiras vai estar pronto pra brigar por títulos e vencê-los que é o que importa em 2025, poxa, o Palmeiras é grande, e tem que pensar grande.

Muricy Ramalho, de quem apesar da antipatia sou fã, está perdido, tem medo de escalar o time no máximo do potencial ofensivo, o que ainda seria pouco, e pra mim está claro o final do ciclo do Muricy no Palmeiras.

Sobre o São Caetano, é um time muito equilibrado, com bons jogadores em todos os setores, me agrada muito o Everton Ribeiro nessa nova posição de meia, ele que foi revelado como lateral pelo Corinthians, Eduardo é um centroavante clássico, coisa rara de se ver no futebol de hoje, o time está no camino certo, e se mantiver o elenco é um dos principais candidatos á retornar á Série A do Brasileirão em 2011.
Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

0 comentários: on "Paulistão 2010: 9ª Rodada"