terça-feira, 27 de outubro de 2009
Home Basquete NBA, o espetáculo começa hoje
NBA, o espetáculo começa hoje
Caros companheiros do Esquadrão Interativo, é com grande alegria que, hoje, aqui venho para noticiar e saudar a todos: BEM VINDOS, O SHOW ESTÁ DE VOLTA!
Contarei hoje, um pouco de sua história, falarei sobre o, sistema de disputa, as conferências, as divisões, curiosidades, etc.
HISTÓRIA
A NBA foi fundada em 1946, com o nome de BAA e posteriormente, em 1949 uniu-se com a NBL, a essa fusão foi dado o nome de NBA. Hoje em dia, NBA é o campeonato mais rico dos EUA, embora a final do Superbowl ser o programa mais assistido da tv americana. A NBA é transmitida para 42 países e é visto, pelos jogadores profissionais, como o Jardim do Éden do basquete mundial, pois lá estão os melhores jogadores, os maiores contratos e a maior visibilidade. A NBA conta com 30 franquias e é disputada com times de 2 países: EUA e Canadá.
CONFERÊNCIAS E DIVISÕES
A NBA é dividida em 2 conferências, de acordo com o formato de disputa, a Leste e a Oeste é dividida também em 6 divisões, 3 em cada conferência. O critério de escolha das conferências e divisões é sempre a localização geográfica da sede do time.
Conferência Leste:
Times e divisões no Leste:
Conferência Oeste
Times e disisões do Oeste
SISTEMA DE DISPUTA
Algumas pessoas tem dúvidas quanto às regras do campeonato. Mas a NBA não é tão complicada quanto parece, provarei isto agora:
A temporada é dividida em 2: a Temporada Regular e os Playoffs
*Temporada Regular:
Consiste em jogos "todos contra todos", cada time faz 82 jogos, alguns times jogam contra outros 3 ou 4 vezes, isso depende da quantidade de vezes que esses times duelaram nas temporadas anteriores. Classificam-se para os Playoffs os 8 melhores times de cada conferência.
*Playoffs:
É a fase final do campeonato. Os oito melhores times de cada conferência duelam em sistema de mata-mata, o emparelhamento é feito de acordo com a campanha, com apenas uma exceção: os três campeões de cada divisão tem lugar garantido entre os 4 primeiros, independentemente de seus resultados. Apenas um dos segundos colocados de cada divisão poderá ficar à frente de um dos líderes, caso tenha melhor aproveitamento.
Nos mata-matas as equipes se enfretam( 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º, 4º x 5º) em confrontos melhor-de-sete, até que sobre o campeão de cada conferência e do jogo entre os campeões de cada conferência, o grande campeão.
Draft
Antes do início de cada temporada, a NBA promove um evento que visa a escolha dos jogadores para a temporada que esta por vir. A esse evento damos o nome de Draft. As equipes com as piores campanhas na temporada anterior tem vantagem no sorteio para decidir quem terá o direito de escolher os melhores jogadores internacionais e vindos da NCAA (liga universitária americana). Após o recrutamento, que é feito em duas fases, 60 jogadores são incorporados a NBA, mas só os que foram selecionados com as melhores escolhas (primeiro round) têm um contrato garantido. A escolha número 1 deste ano foi Blake Griffin, contratado pelo L.A Clippers. Griffin sofreu uma fratura por estresse no joelho e ficará fora das quadras por tempo indeterminado.
All-Star weekend
O all-star weekend é, com certeza, o fim-semana mais esperado da temporada da NBA. Ele consiste em juntar vários jogadores, treinadores e pessoas ilustres, em torno de atividades relacionadas ao basquete.
O all-star weekend começa numa sexta-feira, com uma seleção escolhida pelos técnicos dos melhores calouros até então. Eles jogam contra um time formado de segundanistas (sophomores).
No sábado são realizadas as disputas de armador mais habilidoso, melhor chutador da linha de três pontos e uma disputa que combina o passado e o presente, na qual um jogador atual do time, junta-se a uma lenda que já jogou pelo mesmo e uma jogadora da versão equivalente a este time na WNBA. Além disso, a maior atração da noite fica por conta do concurso de enterradas, realizado, somente, com jogadores que estão na liga a menos de três anos.
O ponto alto do evento é na noite de domingo, quando ocorre o jogo das estrelas, realizado entre os melhores jogadores do Leste e os melhores do Oeste. Os jogadores são escolhidos por votação do público de todo o mundo via internet e também pela escolha dos técnicos. Os jogadores que são escolhidos, através da decisão do publico são os titulares os reservas ficam por conta de votação de técnicos e especialistas em basquetebol nos Estados Unidos.
Na temporada 2009-2010, o estádio do Dallas Mavericks sediará o evento.
Favoritos
Caros companheiros, esta temporada será uma das mais disputadas dos últimos tempos, mas alguns times despontam como favoritos, a maioria aponta 5 favoritos ao título: Boston Celtics, Cleveland Cavaliers, Los Angeles Lakers, Orlando Magic e San Antonio Spurs. Eu me arrisco e digo que além destes 5, o Denver Nuggets tem chances esse ano:
Boston Celtics:
É favorito pois tem um elenco forte, com astros engajados em busca de mais um título. O quarteto de ferro impõe respeito e mostra, dentro de quadra, o motivo de todo esse respeito. Ray Allen, Kevin Garnett, Paul Pierce e Rasheed Wallace darão muitas alegrias ao torcedor verde.
Cleveland Cavaliers
É considerado favorito, pois tem 3 jogadores fora-de-série, os geniais Shaquille O´Neal e Lebron James e o copeiro Mo Willians. Esse trio, aliado a um bom time e um bom esquema tático irá longe e poderá trazer o primeiro título para Cleveland
Denver Nuggets
Inclui o Denver em minha lista de favoritos, pois já vem batalhando a tempos, Carmelo Anthony era antes a única válvula de escape do time, hoje Chauncey Billups organiza as jogadas e reparte com Nenê e Kenyon Martín a função de vávula do time.
Los Angeles Lakers
Atuais campeões, com uma das camisas mais respeitadas da NBA, o time californiano tem ótimos jogadores em todas as posições,vide Kobe Bryant, Pau Gasol, Andrew Bynum, Lamar Odom. Esses jogadores, se entrosados e unidos, formam um time quase imbatível. Pois em seu comando está um dos maiores da hitória, Phill Jackson.
Orlando Magic
Único time a terminar de forma invicta a pré-temporada, o time de Orlando conta com um time diversificado e de qualidade para conseguir o título que perdeu para os Lakers ano passado. Esse ano o time vem com mais experiência, bagagem e com um tal de Vince Carter como reforço.
San Antonio Spurs
O time texano é experiente e homogêneo, grande bicho-papão da década, os Spurs contam com um elenco talentoso e vencedor, Ginobili, Duncan, Parker e Jefferson são a espinha dorsal deste time. Além deles, o vencedor Greg Popovic mais uma vez dirige o belo time do San Antonio.
Curiosidades e Recordes
Maior média de pontos da NBA:
Entre os jogadores que excederam os 10 mil pontos, a maior média por partida é de 30.1 de Michael Jordan.
Mais tocos na NBA:
É de Hakeem Olajuwon que realizou 3.820 tocos em 1.238 partidas pelo Houston Rockets (1984-2001) e pelo Toronto Raptors (2001-2002).
Time com mais pontos em uma partida:
O Detroit Pistons-campeão da NBA em 2003/04 marcou o recorde de186 pontos em uma partida contra o Denver.
Maior média de pontos em uma temporada:
Wilt Chamberlain marcou uma média de 50.4 pontos por partida pelo Philadélphia Warriors na temporada de 61/62.
Mais vitórias consecutivas:
Entre 5 de novembro de 1971 e 7 de janeiro de 1972 os Los Angeles Lakers venceu 33 jogos seguidos.
Maior Cestinha da NBA:
Kareem Abdul Jabbar, 38.387 pontos
Maior Número de Pontos em um só jogo:
Wilt Chamberlain, 100 pontos, em 1962 contra o N.Y. Knicks
Maior número de bolas de três convertidas em um só jogo:
12 bolas para Kobe Bryant, pelo Lakers contra o Seatlle SuperSoncics em 2003( 12-18)
12 bolas para Donnyell Marshall, pelo Toronto, contra o Philadelphia em 2005( 12-19)
Maior número de bolas de 3 durante um só jogo( 100% de aproveitamento)
9 bolas certeiras de Latrell Sprewell, pelo Knicks contra os Clippers em 2003
9 bolas certeiras para Ben Gordon, pelo Chicag, contra os Wizards em 2006
Maior número de títulos
Bill Russell, 11 anéis pelo Boston entre as temporadas de 1956-1969.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
1 comentários: on "NBA, o espetáculo começa hoje"
Chicão brother, muito foda a matéria.
Tá de parabéns.
Postar um comentário