segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Rugby - Resumo da primeira rodada do torneio Six Nations




O Six Nations teve início nesse final de semanas – dias 6 e 7, envolvendo as maiores forças do Rugby europeu. O primeiro jogo do torneio colocou frente a frente as equipes da Irlanda – atual campeã, e a Itália. Jogando no Croke Park, em Dublin, os donos da casa venceram por 29 a 11.


O abertura irlandês O’Gara marcou o penal com três pontos e abriu o placar. A Irlanda mostrou superioridade técnica desde o início, ainda mais com o desfalque do capitão italiano Sergio Parisse. Aos 14 minutos, o terceira-linha irlandês David Wallace marca o primeiro try do jogo. O’Gara converte e aumenta a vantagem: 10 a zero.

Aos 26 minutos, a Itália desconta com um penal convertido por Craig Gower. Mas um minuto depois, O’Gara converte outro penal e mantém a distância no placar pra Irlanda. Os italianos apostaram num jogo de fases, com o apoio de seus bons forwards. Em contrapartida, muitos chutes foram explorados pelo lado dos irlandeses.

O’Gara converte mais um penal, aos 33 minutos, e amplia a vantagem: 16 a 3. Eis que aos 35 minutos, o scrum-half irlandês Tomas O’Leary marca um try. A conversão bem-sucedida do abertura da seleção da Irlanda coloca os atuais campeões do Six Nations com 23 a 3 no placar.

Numa trapalhada de Rob Kearney, que teve um chute bloqueado pelo ponta italiano Kaine Robertson e o próprio cravou o primeiro try dos italianos. Mirco Bergamasco errou a conversão e manteve o placar em 23 a 8, terminando o primeiro tempo.

Mirco Bergamasco agora, converte o primeiro penal do segundo tempo, aos 4 minutos. 23 a 11 para a Irlanda, que ainda tem uma certa folga no placar. Ronan O’Gara converte outro penal dois minutos depois e deixa a Irlanda ainda mais na liderança: 26 a 11.

Embora a Itália tenha voltado melhor no segundo tempo, houve alguns momentos de ataque dos irlandeses, com a defesa italiana funcionando e parando a ofensiva. Aos 25 minutos, Ronan O’Gara deixa o campo com dores no joelhos, para preocupação da Irlanda. Dois minutos mais tarde, um penal convertido por Peddy Wallace finaliza o placar: 29 a 11.

O jogo voltou a ser equilibrado, jogado em muitas fases. Mas a Itália não conseguiu reveter o placar. Final de jogo: Irlanda 29 x 11 Itália.

Na outra partida do dia, a Inglaterra recebeu o País de Gales, no estádio de Twickenham. No início do jogo, a equipe inglesa levou uma pequena vantagem, devido às falhas galesas na saídas de bola e nos lineouts. O centro James Hook perdeu uma chance de penal de 44 metros, para colocar Gales na liderança. Já o abertura Jonny Wilkinson, aos 11 minutos, não desperdiçou e anotou três pontos para a Inglaterra.


Se o jogo dos forwards galeses sobressaem quando o assunto é mauls e scrums, os ingleses fazem um jogo com os pés mais fluído, com Wilkinson e o fullback Armintage. Aos 22 minutos, Hook erra outro penal, a 49 metros. Esses seis pontos perdidos pelo jovem galês podem fazer falta no final do jogo.

Mais um penal para Gales, e dessa vez Stephen Jones marca e empata em três a três. O jogo continua equilibrado aos 29 minutos. Alun Wyn Jones recebe um cartão amarelo aos 34 minutos, dando vantagem numérica em campo à Inglaterra até o final do primeiro tempo, já que o cartão acarreta suspensão de 10 minutos durante o jogo.

Wilkinson cobra o penal e recoloca a equipe inglesa na liderança: seis a três. A forte pressão sob o In goal de Gales continuou até o final do primeiro tempo, quando já nos acréscimos, James Haskell marcou o primeiro try do jogo. Wilkinson converte e assim termina a primeira metade do jogo. Placar parcial: Inglaterra 13 x 3 País de Gales.

O segundo tempo começa com o jogo mais travado, com mais fases para cada time. Com 3 minutos, o half-scrum Danny Care inglês marca mais um try. Wilkinson converte e amplia o placar para 20 a três.

Cinco minutos mais tarde, os galeses responderam com um try do pilar Alan Jones. Stephen Jones converte e diminui a diferença para 20 a 10. O País de Gales começou a colocar mais pressão na Inglaterra por volta dos 16 minutos.

Os ingleses voltaram a equilibrar o jogo aos 20 minutos, com muitas fases de ambos os times ditando o ritmo de jogo. Gales reage aos 31 minutos, com uma jogada individual de James Hook que terminou num try. Ele que havia errado dois penais agora, bota a sua seleção de volta ao jogo. Stephen Jones converte e diminui para 20 a 17.

Mas três minutos depois, James Haskell marca seu segundo try na partida, para garantir a vitória inglesa. Wilkinson converte e marca 27 a 17. O abertura inglês foi 100% em penais e conversões na partida. Para complementar, o abertura inglês converte mais um penal já no fim do jogo, praticamente do meio do campo. E assim terminou a partida. Placar final: Inglaterra 30 x 17 País de Gales.


A primeira rodada do Six Nations foi fechada com o jogo entre Escócia e França, no estádio de Murrayfield. E logo no início, o ponta francês Aurelien Rougerie sentiu uma contusão e foi substituído por Vincent Clerc. Com isso, a França perdeu um pouco de ser poder ofensivo. Mas não foi o suficiente para os escoceses.


O jogo fica centralizado no campo, até que o centro da Escócia Max Evans interceptou um passe francês e as ações passaram a se concentrar próximo do In goal francês. O primeiro penal do jogo foi cobrado por Chris Paterson e coloca os três primeiros pontos para os donos da casa.

A França começa esboçar uma reação aos 11 minutos, a partir da jogada dos pés do abertura Francois Trinh-Duc, que colocou uma boa jogada para Clerc no lado esquerdo do campo, porém Numa boa jogada da defesa escocesa, o ponta não encostou a bola dentro do In Goal, e com isso, não caracterizando o try.

Mas a pressão agora, era no campo da Escócia. Até que aos 14 minutos, o segundo-centro Mathieu Bastareaud crava o primeiro try da partida a favor da França. O half-scrum Morgan Parra não converte, deixando os Bleus com cinco pontos no placar, dois a mais que os escoceses.

Os donos da casa começam a atacar mais o In Goal francês e por pouco não sai o try, devido ao knock-on do half-scrum Chris Cusiter. Com 23 minutos, a França perde uma grande chance de try, com Trinh-Duc, após ter bloqueado o chute de Phil Godman.

Um penal a favor da França amplia o placar em oito a três, aos 27 minutos. Os escoceses responderam rapidamente, 30 minutos, com um penal convertido por Paterson. 8 a 6. Antes de terminar o primeiro tempo, mais um try. Bastareaud marca seu segundo na partida. Parra, dessa vez, não erra. 15 a 6 para a França.

A seleção escocesa erra muito na saída de bola. Teve seu segundo chute bloqueado e sente a pressão dos franceses na área de seu In goal. Mas resistiram bem e assim terminou o primeiro tempo. Placar parcial: 6 Escócia x 15 França.

O segundo tempo começa com os Bleus convertendo mais um penal. Parra amplia o placar para 18 a 6, aos 4 minutos. O jogo começou a se concentrar mais no campo escocês, e com 8 minutos jogados, Trihn-Duc tenta o drop kick para aumentar em três pontos a vantagem francesa, mas a tentativa falhou.
A equipe da casa diminui a diferença para 18 a 9, com um penal marcado por Paterson, aos 12 minutos. A metade do segundo tempo é marcada pelo penal desperdiçado por Parra, quando o cronômetro marcava 20 minutos.

O jogo caminhou para o final com um jogo parelho, com oportunidades de ataque dos dois lados, com uma leve vantagem francesa. O placar não se alterou até o final, quando foi terminada a partida. Placar final: Escócia 9 x 18 França.

Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

0 comentários: on "Rugby - Resumo da primeira rodada do torneio Six Nations"