terça-feira, 30 de março de 2010

Manchester United e Bayern de Munique, a final que entrou para a história.

Ao longo das 54 edições já disputadas, a Liga dos Campeões, principal competição de clubes do futebol europeu, foi palco para muitos craques, técnicos renomados, árbitros respeitados e de finais memoráveis que ficaram na história.

Entre essas finais inesquecíveis está à decisão do dia 26 de maio de 1999, disputada em Barcelona, no estádio Camp Nou, quando o Manchester United derrotou o Bayern de Munique por 2 a 1, em um dos jogos mais dramáticos da história desta competição.

O poderoso Bayern de Munique, treinado por Ottmar Hitzfeld, contava com as estrelas Oliver Kahn e Lothar Matthaus. O Manchester tinha os experientes Peter Schmeichel e Teddy Sheringham, além dos talentos de Ryan Giggs e David Beckham, entretanto tinha os desfalques de Roy Keane e Scholes, que estavam suspensos.

Os ingleses chegaram à final com uma campanha extraordinária, eliminando o Barcelona, a Inter de Milão e a fortíssima Juventus de Zidane e Del Piero.

O time alemão saiu na frente no início do jogo, com gol de Mario Basler, e ainda tiveram duas bolas no travessão, uma delas aos 43 minutos do 2º tempo. Entretanto, Sheringham e Ole Solskjaer (Foto abaixo) viraram o jogo nos acréscimos, confirmando uma virada histórica para delírio dos ingleses e para desespero dos bávaros.

FICHA DO JOGO - CHAMPIONS LEAGUE (FINAL) 1998/1999

Manchester United

Peter Schmeichel; Gary Neville, Ronny Johnsen, Jaap Stam, Denis Irwin, David Beckham, Nicky Butt, Ryan Giggs, Jesper Blomqvist (Teddy Sheringham entrou aos 22 do 2º tempo), Dwight Yorke,Andy Cole (Solskjær entrou aos 36 do 2º tempo)
T: Alex Ferguson

Bayern de Munique

Oliver Kahn; Lothar Matthäus (Thorsten Fink entrou aos 35 do 2º tempo), Markus Babbel, Thomas Linke, Samuel Osei Kuffour, Michael Tarnat, Stefan Effenberg, Jens Jeremies, Mario Basler (Hasan Salihamidzic entrou aos 44 do 2º tempo), Carsten Jancker, Alexander Zickler (Mehmet Scholl entrou aos 26 do 2º tempo)
T: Ottmar Hitzfeld

Árbitro: Pierluigi Collina (Italia)

CURIOSIDADES:


• O dia da final, 26 de Maio de 1999, era uma data histórica para o Manchester United, pois Sir Matt Busby, que morreu em 1994, completaria 90 anos. Ele que foi o treinador que levou a equipe inglesa ao primeiro título da Liga dos Campeões em 1968.

• Dez dos onze jogadores do Bayern eram de nacionalidade alemã, enquanto apenas quatro jogadores que começaram pelo Manchester United eram ingleses.

• O Manchester United perdeu cinco vezes em toda aquela temporada, sendo três na Liga, uma na Supercopa da Inglaterra e uma na Taça da Liga.

• O United foi o primeiro clube, desde o PSV Eindhoven, em 1988, a ganhar 3 títulos na mesma temporada. A última equipe a conquistar este feito foi o Barcelona em 2009.

• O United ficou invicto de Dezembro de 1998 a Maio de 1999, em uma série de 33 partidas em todas as competições.

• Manchester e Bayern já tinham se enfrentado na fase de grupos nesta tempoada, e os dois jogos terminaram empatados. Ambos classificaram-se, na chave que tinha o Barcelona, treinado por Louis van Gaal, atualmente técnico do Bayern.

• Ao vencer o Bayern, o Manchester United tornou-se a primeira equipe Inglesa a ser campeã da Copa da Inglaterra, do Campeonato Inglês e da Liga dos Campeões na mesma Temporada.
Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

0 comentários: on "Manchester United e Bayern de Munique, a final que entrou para a história."