sábado, 20 de março de 2010

A histórica rivalidade entre Manchester United e Liverpool

Manchester United e Liverpool têm uma rivalidade que transcende o futebol. Vai muito além da pequena distância entre as duas cidades localizadas no noroeste da Inglaterra. Rivalidade essa que teve seu início na época da revolução industrial (período da história onde o trabalho humano passou a ser substituído pela eficiência e a velocidade das máquinas).

Durante este período, ambas as cidades (Manchester e Liverpool) competiam entre si pela supremacia do noroeste do país. Manchester era um dos principais centros indústrias deste período, conhecido como Revolução Industrial, e, além disso, era o lugar onde se concentrava a grande indústria têxtil da Inglaterra. Já Liverpool se destacava por ser o principal porto comercial do Reino Unido da época.

As disputas no futebol começaram a partir da iniciativa dos trabalhadores das indústrias de Manchester, juntamente com moradores da cidade, de organizar em seus tempos livres a prática do Futebol. O mesmo aconteceu em outras cidades, dentre elas Liverpool. A partir daí começa a nascer uma forte concorrência entre as duas cidades, não só em nível industrial, como, também, em nível futebolístico.

Com a criação dos times de ambas as cidades, eles começam a disputar jogos entre si, surgindo a rivalidade entre Manchester United e Liverpool.

São os dois clubes com maior numero de títulos na Inglaterra. As equipes duelam para ser o clube inglês mais vitorioso em um confronto bastante equilibrado. Hoje, Liverpool e Manchester United estão empatados em títulos nacionais, 18 para cada um, com a ressalva do Liverpool ter dois títulos europeus a mais que seu rival. Entretanto, a fase ascendente dos Red Devils parece fazer com que as coisas mudem na Terra da Rainha.

O time de Alex Ferguson tem (nesta temporada) a chance de ultrapassar o Liverpool em número de conquistas na Inglaterra e encostar no que concerne à Liga dos Campeões (19 títulos ingleses, contra 18 dos Reds, e 4 títulos europeus, contra 5).

A rivalidade entre os dois clubes se tornou tão intensa que, desde 1964, com a transferência de Phil Chisnall do United para o Liverpool, nenhum jogador foi transferido.

Essa rivalidade, por vezes enfrentou problemas com o vandalismo dos torcedores. O caso mais famoso ocorreu no ano de 1996, na decisão da Copa da Inglaterra, disputada entre os dois times. O United venceu a final, foi receber a premiação e um torcedor do Liverpool não perdeu a chance de tentar estragar a festa: Cuspiu no francês Cantona e tentou agredir o técnico Alex Ferguson.

Hoje o futebol inglês é considerado um dos mais organizados e fortes do planeta, com times grandes e jogadores de excelente qualidade. Por lá existem grandes rivalidades entre muitos clubes e à rivalidade existente entre estes dois grandes clubes da Europa é muito grande e a cada jogo acontece um duelo imprevisível.
Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

1 comentários: on "A histórica rivalidade entre Manchester United e Liverpool"

Murillo disse...

Excelente texto!

Esquadrão Interativo também é cultura! \o/