quinta-feira, 4 de março de 2010

Resumo da 3ª rodada do Six Nations



Jogos equilibrados. Esse pode ser o resumo de mais uma rodada do torneio Six Nations. No sábado, a França foi até o Millenium Stadium enfrentar Gales. O jovem James Hook continua a má-fase na seleção, ao errar um passe longo e que o ponta francês Alexis Palisson interceptou e avançou até o try, junto a conversão de Morgan Parra - o half-scrum dos azuis ainda converteu dois penais de longa distância, aos 21 e 29 minutos.

Ainda no final do primeiro tempo, novo erro na saída de bola dos donos da casa. Dessa vez, quem aproveitou para interceptar o passe foi o abertura Francois Trihn-Duc, que correu livre para anotar mais 5 pontos para a França, com mais 2 pontos da conversão de Parra. O primeiro tempo terminou arrasador para os Bleus: País de Gales 0 x 20 França.

A equipe galesa tentou recuperar o prejuízo no placar nos penais, que o abertura Stephen Jones não desperdiçou aos 6 e 10 minutos. Para consolidar a reação, Halfpenny marca um try após uma boa jogada do ataque galês, somado à falha da defesa francesa. Jones converte numa difícil posição, para diminuir ainda mais a diferença no placar. 13 a 20.

A partir daí, o time da casa ganhou mais confiança e passou a pressionar mais a França em seu campo defensivo. Mas com mais um longo penal bem-sucedido, dessa vez cobrado por Michalak – que substituiu Trihn-Duc, a seleção francesa tomou as rédeas da partida novamente. Ainda aos 37 minutos, Parra anotaria mais 3 pontos com outro penal.
Gales ainda deu um último respiro, com um belo try de Shane Williams, deixando Chabal, Parra e Palisson no chão com stepsides. Jones converteu, mas já era tarde. Placar final: País de Gales 20 x 26 França.

Na primeira partida do domingo, A Itália recebeu a Escócia no Stadio Falminio, e saiu com sua primeira vitória na atual edição do Six Nations. Com poucas emoções no primeiro tempo, apenas dois penais para cada lado cobrados por Mirco Bergamasco e Dan Parks. O abertura escocês ainda perdeu um penal, aos 37 minutos, que poderia ter colocado sua equipe na liderança. Os times foram para o intervalo com 6 a 6 no placar.

Logo na volta do jogo, o ponta italiano colocou novamente a Itália na liderança, após outro penal. A seleção escocesa foi ao ataque para não ficar no prejuízo, e chegou a pressionar na zona de defesa italiana. Após a queda de um maul que atravessou o no in goal dos Azzurri, o juíz assinalou que não houve try, com 5 minutos passados do segundo tempo.
A Escócia não desanimou e continuou a pressão, até que aos 8 minutos, Dan Parks acerta um drop kick e anota mais 3 pontos para sua equipe. 9 a 9. Com outro penal aos 26 minutos, os escoceses tomam a liderança no placar.

A reação italiana foi rápida. Numa boa jogada armada pelo abertura italiano Craig Gower, a equipe da casa foi para cima do in goal escocês, até half-scrum reserva Pablo Canavioso marca o único try do jogo, aos 30 minutos, junto com a conversão de Mirco Bergamasco.


Nos minutos finais da partida, a seleção escocesa foi para o ataque, mas foi barrada pela boa defensiva italiana na linha do in goal. A equipe ainda teve mais um try anulado, a exemplo do primeiro lance de try anulado pelo juíz, após ver o VT da jogada. E ficou nisso mesmo. Placar final: Itália 16 x 12 Escócia.

A última partida da rodada foi Inglaterra x Irlanda, em Twickenham. O jogo já começou com muita ação, após o erro no drop de saída de bola de Jonny Wilkinson. Ambas as equipes alternaram os ataques, até os 3 minutos, quando numa grande jogada de chip kick do abertura irlandês Jonathan Sexton para o ponta Tommy Bowe pegar a bola e finalizar com o try. Sexton não aproveitou a conversão e deixou a Irlanda com apenas 5 pontos no placar.

Os ingleses esboçaram uma reação, mas realmente não era o dia de Wilkinson, que errou um drop kick que normalmente não erraria. O agravante foi um penal no qual a bola acerta a trave e não entra, aos 11 minutos, apenas 1 minuto depois da falha no drop. Mas aos 15 minutos, o abertura inglês finalmente acerta um drop e diminui a diferença no placar: 3 a 5. Para fechar o primeiro tempo, mais um penal anotado para cada lado. 6 a 8 no intervalo.

O segundo tempo começou com revés para o time da casa: o full back Delon Armitage se contunde e é substituído por Bem Foden. Com a defesa enfraquecida, quem aproveitou foi a Irlanda, que há muito já pressionada o in goal inglês. O try irlandês saiu na ponta, com Keith Earls. E novamente, Sexton deixou de ganhar 2 pontos ao errar a conversão.

Com 6 a 13, a Inglaterra precisava de uma recuperação. E ela veio aos 20 minutos, no try do pilar Dan Cole. Wilkinson converte e empata o jogo.

Numa curiosa jogada dos irlandeses, o centro Brian O’Driscoll recebe uma forte joelhada de seu companheiro de time, o segunda-linha Paul O’Connell, após se jogar para tentar dominar a bola. O jogador, e capitão Irish Team, precisou ser removido de maca. Andrew Trimble entrou em seu lugar.
A virada inglesa vem num drop kick de Wilkinson, aos 30 minutos. 16 a 13. A vitória dos visitantes veio aos 33 minutos, numa jogada iniciada no lineout irlandês. A bola vinda do elevador chega ao half-scrum Tomas O’Leary, que aciona Bowe na velocidade, para marcar o seu segundo try no jogo. O’Gara, que entrara no lugar de Sexton, converteu e definiu o placar.

A partir daí, foi pressão inglesa até o final. Mas foi só isso. Os pontos desperdiçados por Wilkinson custaram a vitória. Placar final: Inglaterra 16 x 20 Irlanda.

Na tabela, a França continua invicta no torneio, com três vitórias, e 6 pontos, isolada na liderança. Inglaterra e Irlanda vem logo em seguida, com 4 pontos, duas vitórias e uma derrota cada um. País de Gales e Itália – que subiu uma colocação, aparecem com 2 pontos na quarta
posição, somando uma vitória e duas derrotas. A lanterna vai para a Escócia, que ainda não somou pontos e não venceu nesse ano.

A próxima rodada do Six Nations começa no dia 13, com Irlanda x País de Gales e Escócia x Ingalterra. França x Itália fecham a rodada no dia 14.

Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

0 comentários: on "Resumo da 3ª rodada do Six Nations"