sexta-feira, 2 de abril de 2010

Euroliga- Final Four definido



Os quatro participantes da grande final da Euroliga foram conhecidos nesta quinta-feira, durante a quarta rodada dos playoffs. Coincidentemente, todos fecharam suas séries com o placar de 3 a 1, e apenas um deles, o Partizan, fez o último jogo em casa, ou seja, teoricamente é uma zebra. Além dos Sérvios, o Regal Barcelona, o CSKA Moscou e o Olympiacos garantiram-se nas finais. Veremos agora como foram os jogos decisivos:

Real Madrid x Barcelona

Após a vitória do Real, em Barcelona no jogo 2, todos esperavam uma série que chegaria ao último jogo. Mas, mesmo fora de casa o Regal Barcelona mostrou toda sua força e venceu os 2 jogos na casa do adversário. O último deles ontem.

O primeiro quarto foi extremamente equilibrado, mas terminou com 1 ponto favorável aos catalães. No segundo período, a tônica seguia a mesma, porém o Barça manteve-se ligeiramente melhor e foi para o intervalo com 3 pontos de vantagem.

O terceiro período foi melhor para os donos da casa, que esboçaram uma reação. Reação esta que sucumbiu no último quarto, quando o Barça jogou melhor,garantiu a vitória por 84 a 78 e a classificação para Paris.

Juan Carlos Navarro terminou como cestinha do time e da partida com 21 pontos. Ele foi seguido pelo jovem Ricky Rubio, com mais 19 tentos. Agora o Barcelona enfrenta o CSKA, em busca de uma vaga na final.



Partizan Belgrado x Maccabi Electra

Diante de 21.367 apaixonados torcedores, o Partizan quebrou o jejum de 11 anos sem ir ao Final Four e agora tenta repetir o feito de 1992, quando conseguiu seu único título na Euroliga. Com belas atuações de Bo McCalebb, com 19 pontos e Dusan Kecman com 12, os sérvios fecharam a partida com o placar de 76 a 67.

Os donos da casa começaram melhores na partida, vencendo o primeiro quarto por dois pontos e indo para o intervalo com três tentos de frente. O segundo tempo começou equilibrado, com os dois times fazendo 17 pontos no terceiro quarto, o suficiente para sacramentar a vitória da equipe de Belgrado.

Pelo lado israelense, Andrew Wisniewski foi o destaque com 15 pontos, outros 3 jogadores fizeram mais de 12 pontos, porém todo esse arsenal não foi páreo para o grande jogo do time e da torcida de Belgrado. O Partizan encara, na semi-final, o Olympiacos Pireus, da Grécia.




Caja Laboral x CSKA Moscou

Numa partida muito equilibrada e que teve como principal destaque um jogador do time perdedor, o CSKA Moscou venceu o Caja Laboral por 74 a 70, garantiu sua classificação para o oitavo Final Four consecutivo.

Mesmo jogando em casa e com uma grande atuação de Fernando San Emeterio(eleito melhor jogador da rodada) o Caja Laboral dos brasileiros Tiago Splitter e Marcelo Huertas não conseguiu segurar os russos, acostumados com decisões.

O primeiro quarto foi amplamente dominado pelos russos, que sairam com uma vantagem de 11 pontos, entretanto no segundo período, os donos da casa reagiram e ainda colocaram 8 pontos de vantagem. Após o intervalo, o terceiro quarto terminou com ambas as equipes fazendo 15 pontos. No quarto decisivo, os visitantes mostraram porquesão mundialmente conhecidos e viraram a partida.

Pelo lado vencedor, JR Holden com 19 tentos, Sasha Kaun, com mais 18 pontos, e Trajan Langdon, com mais 16 tentos foram motor do time. Fernando San Emeterio marcou 23 pontos e pegou 9 rebotes, Brad Oleson, com mais 14 tentos tentou ajudar os espanhóis.

Os russos enfrentam agora o Barcelona, em busca de mais uma final.



Asseco Prokom x Olympiacos


Terminando a lista de jogos, o duelo que em tese seria o mais tranquilo, acabou sendo igual aos outros, terminando no quarto jogo. A grande maioria acreditava que o Olympiacos varreria o Prokom, mas os poloneses ainda conseguiram um suspiro na terça-feira, quando venceu os gregos. Mas ontem não teve jeito, o Olympiacos mostrou toda sua força e não deu chances aos poloneses e venceram por 86 a 70.

O jogo foi totalmente dominado pelo Olympiacos, que contou com um bom jogo de equipe para sair com a vitória. Os maiores expoentes dessa galáctica equipe foram: Josh Childress, que terminou como cestinha do time e da partida com 22 pontos e Milos Teodosic, com mais 15 tentos.

Pelo lado do Asseco Prokom, David Logan, com 18 tentos e Qyntel Woods com 16 tentaram dar a vitória aos poloneses. Os gregos enfrentam o Partizan nas semi-finais.





Final Four


O Final Four será disputado em Paris. As semi-finais ocorrem no dia 7 de maio, em jogo único. A disputa pelo terceiro lugar ocorre no dia 9, domingo, e logo após acontece a super final. Curiosamente, apenas o Panathinaikos, campeão ano passado em Berlin, não está presente neste Final Four. Barcelona, CSKA e Olympiacos seguem na luta, além do Partizan.

Como adoro dar pitacos e da última vez acertei quem seriam os 4 classificados para o Final Four, tentarei novamente agora:

Regal Barcelona x CSKA Moscou

Direto e reto, quem passa é o Barcelona. Mas engana-se quem pensa que tomei essa decisão com rapidez. Refleti um tempo, estudei as duas equipes e, mesmo com toda a experiência do CSKA(atual vice-campeão) optei pelo Barça. Juan Carlos Navarro, Ricky Rúbio e Pete Mickeal foram decisivos na hora da escolha, apesar de Ramunas Siskauskas(ala do CSKA) causar-me uma certa dúvida.

Olympiacos Pireus x Partizan Belgrade

Esse será o duelo entre o patinho feio e o cisne. O patinho feio Partizan tem uma raça e uma vontade de vencer descomunal, mas não contará com seu maior trunfo: a torcida. Esse foi o diferencial para eu escolher o cisne Olympiacos como provável finalista. Que fique bem claro que minha torcida vai para o Partizan, time copeiro que merece muito uma conquista, mas os galácticos gregos são favoritos. Muita experiência no time do Olympiacos e um elenco fortíssimo foram os fatoresda minha escolha. Milos Teodosic, Theo Papaloukas, Linas Kleiza e Josh Childress, além de quase metade da seleção grega(uma das melhores do mundo) defendem o Olympiacos, enquanto pelo lado do Partizan, Bo McCalebb, Aleks Maric e Dusan Kecman tentarão o quase impossível.
Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

0 comentários: on "Euroliga- Final Four definido"