terça-feira, 6 de abril de 2010

MotoGP - Tudo o que você precisa saber!


A prova máxima do Grande Prêmio de Motociclismo é a MotoGP ou Moto Grand Prix . Essa competição é disputada atualmente em 18 Grandes Prêmios.

Desde sua criação,em 2002 quando substituiu a hoje extinta categoria 500cc, evidentemente, houve diversas muitas mudanças, como por exemplo no projeto das motos e pistas, evoluindo a cada ano no quesito confiabilidade, segurança e tecnologia.

O automobilismo é um esporte que vem sendo praticado desde o início do século, (oficialmente a partir de 1950) acompanhando o desenvolvimento tecnológico de automóveis,e de motos.

Descreverei aqui,de maneira bem detalhada,as básicas informações sobre a categoria.

MOTOS

As motos da categoria MotoGP são protótipos e nunca foram colocadas a venda,diversamente das outras categorias(como a Superbike).Uma exceção é a Ducati Desmosedici RR,que deriva da Desmosedici de corrida.


Ficha técnica -
Ducati Desmosedici GP9


Motor

Refrigeração líquida, 4 cilindros em V 90 graus, quatro tempos, desmodromic DOHC, quatro válvulas por cilindro(total 16 valvulas).

Capacidade

799 cc

Potência Max.

maior que 200CV

Velocidade Max.

Acima de 310 km/h

Transmissão

Seis velocidades (6 marchas) cassette-type gearbox, with alternative gear ratios available. Dry multiplate slipper clutch. Chain final drive.

Alimentação

Injeção eletrônica indireta Magneti Marelli, four throttle bodies with injectors above butterfly valves. Aceletador controlado por sistema EVO TCF (Throttle control & Feedback)

Ignição

Magneti Marelli

Combustível

Shell Racing V-Power

Lubrificante

Shell Advance Ultra 4

Escapamento

Termignoni

Final Drive

Regina Chain

Quadro

Quadro de fibra de carbono, balança em alumínio prensado.

Suspensão

Dianteira:Invertida da marca Ohlins com curso de 42mm. Traseira: Ohlins rear shock absorber, ajustável com pre-carga, comprensão e retorno.

Pneus

Bridgestone 16.5'' nas duas rodas.

Freios

Brembo, dois discos de carbono 320mm com pinças de quatro pistões na frente. Disco de aço inox com pinça de dois pistões atrás.

Peso Seco

148 kg



Essa é Ducati Desmosedici GP9 de Casey Stoner e Nicky Hayden.As outras motos seguem esse perfil,não mudando muito.As principais caracteristicas das motos são; o peso,que de acordo com a regulamentação da FIM deve ser de 148kg,o motor a quatro tempos,a refrigeração líquida de 4 cilindros,em linha ou em V de 90 graus.

As rodas são de 16,5 polegadas na dianteira e na traseira.A transmissão é de seis velocidades (6 marchas).A alimentação é a injeção eletronica e as cilindradas são 800.

REGULAMENTO

Os participantes

A temporada de 2010 tem 17 pilotos inscritos, divididos em 10 equipes — algumas equipes contam com apenas uma moto.

Os treinos livres e a classificação oficial

Há três sessões de treinos livres antes de cada GP: duas na sexta-feira e uma no sábado, cada uma com uma hora de duração. Além disso, no domingo, ainda há um Warm Up de 25 minutos cerca de quatro horas antes da prova.

A classificação também tem uma hora de duração, e acontece no sábado. Os pilotos são classificados de acordo com o melhor tempo obtido na sessão oficial.

A corrida

As provas têm distância mínima de 95 km e máxima de 130 km. Não há limite de tempo.

O pit-lane será aberto 20 minutos antes do início da corrida para que os pilotos se posicionem no grid. Caso haja necessidade, os pilotos podem dar mais de uma volta no circuito, completando a passagem por dentro dos boxes para realizar mais ajustes.

15 minutos antes do começo da corrida, a saída dos boxes será fechada. Caso um piloto não consiga deixar os boxes antes disso, terá de largar para a volta de apresentação do final do pit-lane, começando a prova atrás do grid.

Durante a prova, não será permitida a mudança de equipamento depois que o líder completar seu primeiro giro, exceto nos casos em que a pista seja declarada molhada. Nesta situação, os pilotos podem trocar de moto para utilizar uma equipada com os pneus correspondentes para a ocasião.A prova será finalizada quando o líder completar o número de voltas estabelecido, recebendo a bandeira quadriculada.

A interrupção da corrida

Uma corrida será interrompida se o diretor de prova decidir por isso. Neste caso, bandeiras vermelhas serão agitadas por todo o circuito, e os pilotos terão de se dirigir em baixa velocidade aos boxes. Os resultados serão determinados de acordo com a última volta antes da bandeira

A pontuação

Os pontos serão distribuídos a cada corrida de acordo com a colocação dos pilotos na classificação final, concedida pela organização. A distribuição é a seguinte:

1º lugar - 25 pontos
2º lugar - 20
3º lugar - 16
4º lugar - 13
5º lugar - 11
6º lugar - 10
7º lugar - 9
8º lugar - 8
9º lugar - 7
10º lugar - 6
11º lugar - 5
12º lugar - 4
13º lugar - 3
14º lugar - 2
15º lugar - 1

As punições

Caso cometa uma infração, um piloto pode receber as seguintes penalizações:

- Advertência
- Multa
- Ride-through (similar ao drive-through da F-1)
- Perda de posição
- Penalização com adição de tempo
- Desclassificação
- Eliminação do campeonato
- Suspensão
- Exclusão.

EQUIPES E PILOTOS












Calendário 2010



Grande Prêmio do Qatar
'
11 de abril de Losail Circuit | Catar

Grande Prêmio do Japão
'
25 de abril em Motegi | Japão


Grande Prêmio da Espanha
'
02 de maio de Jerez | Espanha



Grande Prêmio da França
'
23 de maio em Le Mans | França

Grande Prêmio D'ITALIA
'
06 de junho em Mugello | Itália

British Grand Prix
'
20 de junho Silverstone | Grã-Bretanha

TT Assen
'
26 de junho Assen | Netherlands


Grande Prêmio De Catalunya
'
04 de julho Circuit de Catalunya | Catalunya

Motorrad Grande Prêmio da Alemanha
'
18 de julho em Sachsenring | AlemanhaU. S. Grand Prix
'
25 de julho Laguna Seca | Estados Unidos

Grand Prêmio da República Checa
'
15 de agosto Automotodrom Brno | Czech

Indianapolis Grand Prix
'
29 de agosto de Indianapolis | Indianapolis

GP de San Marino e della Riviera di Rimini
'
05 de setembro Misano | San Marino

Grande Prêmio da Hungria
'
19 de setembro Balatonring | Hungria

Grande Prêmio da Malásia
'
10 de outubro Sepang Circuit | Malaysia

Australian Grand Prix
'
17 de outubro de Phillip Island | Australia

Grande Prêmio de Portugal
'
31 de outubro Estoril | Portugal

Gran Prêmio de Comunidade Valenciana
'
07 de novembro Comunitat Valenciana | Valência


Considerações finais

Nos dois últimos anos Valentino Rossi, da Fiat Yamaha, faturou a categoria, sendo que no campeonato passado seu maior rival foi Jorge Lorenzo, da mesma equipe.

Ganhador em 2007, Casey Stoner está recuperado de problemas físicos e de novo será o principal piloto da Ducati.O companheiro Hayden parece estar melhorando,respeito a temporada passada,mas o fato é que o único que consegue domar a vermelhinha italiana é o australiano.
Na Repsol Honda, o grande nome segue sendo Dani Pedrosa,mesmo depois dos desastrosos testes de Pré-Temporada. O Italiano e companheiro de equipe,Andrea Dovizioso, esteve bem durante esses testes e tem tudo para fazer uma grande temporada.

Destaques a parte,quem parece estar muito bem é o americano Ben Spies da Yamaha Tech 3.O atual campeão mundial da Superbike,pelo que demonstrou na sua antiga categoria e nos testes de Pré-Temporada tem tudo para ser a grande surpresa da temporada.

O fato é que o Doutor continua dominando e operando seus adversários sem anestesia.Não há duvidas de que o nove vezes campeão mundial será mais uma vez o piloto à ser caçado.Mas tudo indica que esse ano ele não terá vida fácil,com na briga o recuperado Stoner,o mesmo e desconfortável companheiro de equipe Lorenzo,Pedrosa que mesmo mal pode gerar problemas e a promessa Ben Spies.

Agora resta saber se a galinha velha vai dar bom caldo,de novo!
Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

0 comentários: on "MotoGP - Tudo o que você precisa saber!"