sexta-feira, 12 de março de 2010

BRIGA ENTRE TORCEDORES PÁRA JOGO AMADOR, NA ITÁLIA

Salve, amigos do Esquadrão Interativo.

Uma grande confusão entre torcedores, que atingiu até jogadores, interrompeu a partida entre San Giovanni Battista Croce Verde Praese e ASD Taggia, válido pelas semi-finais da Coppa Liguria di Seconda Categoria – a copa regional disputada entre os integrantes dos campeonatos de Seconda Categoria das províncias da Liguria.

A importância reduzida dos clubes, no cenário nacional – e até regional – e a baixa categoria em que militam, são a enésima prova de que, na Itália, a violência nas praças esportivas vem “de berço”, seja por herança da sociedade, seja na má gestão dos campeonatos, amadores ou profissionais.

Quem nos conta o que aconteceu é o jornal “Il Secolo XIX”, maior cotidiano da região.

Confira.


GENOVA: BRIGA ENTRE TORCEDORES. INTERROMPIDO O JOGO DA COPPA LIGURIA

Em Genova, uma partida da Coppa Liguria foi suspensa, ontem, por uma briga entre alguns torcedores, que, no fim das contas, envolveu algumas dezenas de pessoas. Quando os policiais chegaram ao estádio Multedo, de Pegli, onde se enfrentavam a San Giovanni Battista Croce Verde Praese, de Genova, e a ADS Taggia (província de Imperia), todos os envolvidos haviam fugido, com exceção de dois jogadores do Taggia, levemente feridos.

Os dois – Simone Anfossi, meio-campista, de 24 anos, e Nicolò Gullo, defensor, de 22 – foram acertados, no rosto, por uma bomba de spray que provoca urticária, e foram medicados no posto 118 [DA DELEGACIA].

Em uma perseguição nos arredores do estádio, os policiais encontraram cinco barras de plástico e quatro bastões de madeira, além de mais de uma dezena de sinalizadores e um capacete de motocicleta, de cor cinza.

De acordo com uma primeira reconstituição dos fatos, alguns torcedores teriam lançado uma bomba de gás lacrimogêneo no campo, pouco antes do início do jogo, e um dos jogadores a teria pego e lançado de volta às arquibancadas. O gesto enervou os torcedores, que começaram a se lançar contra as grandes de proteção. Nem bem tinham se aproximado, os jogadores já foram atacados com o spray que provoca urticária. Nesse momento, os ânimos se acirraram, e apareceram as barras e bastões.

“As investigações – disse Salvatore Graci, coronel de polícia – estão correndo, para que cheguemos aos agressores. A acusação que pesa contra eles é a de desordem; mas também serão autuados, para que lhes seja aplicada a medida do Daspo”. [LEI ESPECÍFICA SOBRE VIOLÊNCIA NO ESPORTE].

Essa deveria ser a partida de volta; na ida, o Taggia vencera, por 3x2. Agora, o diretor geral da ASD Taggia, Massimo Giuffra, apresentou um recurso à Federazione Dilettanti di Genova, pedindo a vitória de sua equipe. “Nossos dois jogadores estão melhores – conta Giuffra – mas foi difícil. Viveram momentos de grande tensão e perigo extremo. São fatos intoleráveis, bem distantes do clima esportivo que deveria acompanhar estas partidas. Especialmente em categorias como esta, com garotos que trabalham e estudam, e o futebol representa um passatempo para brincar e se divertir. Corremos muitos riscos. Cerca de cinqüenta torcedores nos agrediram com bombas lacrimogêneas e choveram tapas e insultos".

Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

0 comentários: on "BRIGA ENTRE TORCEDORES PÁRA JOGO AMADOR, NA ITÁLIA"