terça-feira, 30 de março de 2010

FIORENTINA: DIEGO DELLA VALLE DEIXA A SOCIEDADE

Diego, em seu primeiro ano à frente da
Fiorentina: o que acontecerá ao clube? (Foto: Ansa)


Dias incertos parecem surgir no horizonte da Fiorentina. Diego Della Valle, que junto com seu irmão, Andrea Della Valle, haviam adquirido o clube, em 2002, após sua falência, anunciou, hoje, que deixa a sociedade viola em definitivo.

Após uma seção extraordinária na sede do clube, o que deveria ser uma reunião societária para emissão dos balanços (que devem ser aprovados na metade de abril) tornou-se uma verdadeira conferência societária, que contou, inclusive, com a participação do prefeito da cidade, Renzi.

Em
carta aberta, Diego Della Valle despediu-se dos torcedores:


Escrevo a todos aqueles que querem bem à Fiorentina para comunicar que, a partir de hoje, não serei mais o patrono da sociedade. A sensível manipulação que tentaram fazer perante a sociedade, no período, jogando-a contra seus torcedores, superou todos os níveis de tolerância – e qualquer mudança comportamental futura não diminuiria sua gravidade.
Ver a sociedade ser posta no banco dos réus sem ter feito nada que não fosse defender, com força, os valores e a dignidade da camisa viola não me é aceitável, e nem justo. Aos verdadeiros torcedores, digo que tenham os olhos abertos, e que não se deixem usar por quem quer desestabilizar as relações entre a sociedade e seus torcedores; estejam ao lado desta diretoria, que deu, e continuará dando o máximo para os fazer sonhar sempre mais, e façam que meu irmão, Andrea, continue ao lado da sociedade, com toda a paixão que demonstra e sempre demonstrou. Poucos, como ele, sabem dosar o coração e a capacidade de gestão, necessárias para comandar um clube de futebol importante como a Fiorentina.
Vocês todos, torcedores verdadeiros, continuem a apoiar esses rapazes que vão a campo, porque formam um grupo fantástico e generoso, e defendam, sempre e somente, os valores da camisa viola
.


DIEGO X PRANDELLI. A última grande polêmica, que pode ter sido a gota d’água para a decisão de Diego Della Valle, foi sua “batalha midiática” com o técnico viola, Cesare Prandelli.

Das colunas da Gazzetta dello Sport –
aqui, reproduzidas numa matéria do Yahoo – Diego deu uma espécie de ultimato a Prandelli, então fortemente pretendido pela Juventus, para a próxima temporada: “Diga claramente se vai ou não para a Juve”.

Sempre através da mídia,
Prandelli confessou seu desapontamento com a declaração do então patrono e presidente de honra da Fiorentina: “Soou-me como uma dispensa”.

Tudo isso se deu na última semana e, domingo, no jogo contra a Udinese, Prandelli recebeu apoio incondicional da torcida viola.

A rota de atrito entre a sociedade e seu público, segundo apurou, com exclusividade, o jornal
Corriere dello Sport, foi formada aí – e não terá sido uma conhecidência se, poucos minutos após o anúncio de Diego deixando a sociedade, Prandelli tenha confirmado sua permanência no comando técnico da Fiorentina.


A CITTADELLA VIOLA. Mas um atrito com um treinador seria o suficiente para que se renunciasse a um patrimônio como a Fiorentina?

No mesmo dia em que deixou claro seu desapontamento com as palavras de Diego della Valle, Prandelli disse que os projetos futuros do clube estavam ligados à construção da
Cittadella Viola, que, na idéia dos Della Valle, seria um centro esportivo e comercial, com estádio, hotéis, lojas e galerias de arte e fotografia – tudo, claro, com espaços especialmente destinados à Fiorentina.

O projeto, aclamado pela cidade, seria de importância ímpar para a fomentação do turismo de Firenze, transcendendo, portanto, o panorama meramente esportivo, e, por isso mesmo, os Della Valle esperavam que algumas negociações fossem intermediadas pela prefeitura local, mesmo sendo um projeto de investimento 100% privado.

É possível que o fato da Cittadella Viola não ter decolado como se previa tenha causado o pedido de demissão da presidência por parte de Andrea della Valle, em setembro de 2009.


QUAL FUTURO?. Ainda é o caso de entender qual será o impacto que a desistência de Diego Della Valle possa trazer ao futuro da Fiorentina.

Por suas últimas palavras à frente do clube, entende-se que a guia da sociedade será passada para seu irmão, presidente demissionário. A presumível aprovação dos balanços do clube, também, pode lhe garantir vida certa até o final da temporada – em que, todo caso, o clube pode se classificar para um torneio europeu pela quarta vez consecutiva.


A FIORENTINA COM OS DELLA VALLE. A primeira Fiorentina dos Della Valle chamou-se Florentia Viola, nome dado ao clube após sua falência, no extinto campeonato da Serie C2, atual Seconda Divisione.

Com os irmãos no comando do clube o ressurgimento foi mais rápido do que se esperava: a Florentia Viola foi promovida à ex-C1, resgatou seu nome original – Fiorentina – e teve aceito um pedido de repescagem, à Serie B, onde também só ficaria por uma temporada, conquistando o acesso no play off contra o Perugia.

No seu segundo ano de Serie A, já sob o comando técnico de Cesare Prandelli, a Fiorentina conquistou um sonhado posto na Champions’ League, que depois foi anulado pelas denúncias de envolvimento da propriedade do clube no escândalo da Calciopoli. Na mesma temporada, o clube começou o campeonato com -15 pontos e conquistou uma vaga à UEFA Cup – da qual seria eliminada nas semi-finais, pelos escoceses do Rangers, em disputa de pênaltis.

2009-10 foi a segunda temporada consecutiva da Fiorentina na Champions’ League. Atualmente, o clube está empenhado na busca por uma vaga na Europa League e nas semi-finais da Coppa Italia.

Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

0 comentários: on "FIORENTINA: DIEGO DELLA VALLE DEIXA A SOCIEDADE"