terça-feira, 2 de março de 2010

Handebol - Panorama atual do Hand Brasileiro



Muita novidade nesta semana. Ia fazer um post especial sobre a preparação da seleção brasileira para o Sul-americano masculino, que será disputado em Medelín, entre os dias 25 e 29 de março. Na terceira fase de treinamentos, realizado em Santo André, durante os dias 22 de fevereiro e 2 de março. Entretanto, outros bons assuntos nos surgiram e trataremos deles logo mais.

Voltando ao Sul-americano masculino, a prioridade do técnico Javier Cuesta para esta fase de treinamento foi 1x1, 2x2, além de saída e retorno de contra-ataque. Especificando, o treinador cobrou criatividade e velocidade nas fintas(Usando o 1x1 ou 2x2), além dee visão de jogo e explosão muscular nos contra-ataques.

Os treinamentos foram cansativos, porém deram resultados: “Apesar de cansativas, as fases de treinamentos estão sendo muito boas, tanto dentro quanto fora das quadras. Aprendi muitas coisas novas, principalmente, na defesa que é uma área que eu gosto muito e, além disso, o convívio com os jogadores está muito legal. O grupo está bem unido, muito motivado e um sempre incentiva o outro”, completou o ponta direita David Nunes.

Outra boa característica destas fases de treinamento está sendo a convivência de jovens e experientes atletas. Segundo Cuesta, nossa aposta para o Sul-americano é esta mescla. Prova desse bom relacionamento é Bruno Chiuffa, de apenas 20 anos. “A experiência de treinar na seleção adulta está sendo muito boa. Estou aprendendo muito, principalmente com os jogadores mais velhos, que sempre me ajudam, dão conselhos e contam o quanto é gratificante representar o Brasil. E isso me deixou ainda mais motivado para buscar uma vaga na equipe que participará dos Jogos Sul-Americanos e me manter no time durante todo o ciclo olímpico”, afirmou o jogador.

Neste ano, os brasileiros já passaram um período na Europa, onde enfrentaram Espanha, Alemanha e França, e outro em Maringá (PR). O grupo ainda se reunirá em Londrina, também no Paraná, onde realiza os treinos entre os dias 08 a 17 deste mês.

Saindo do masculino e indo para o feminino, porém sem troca de competição. O Sul-americano também é meta para as nossas meninas, que lutarão pela vaga no Panamericano de 2011, Guadalajara, e, consequentemente, as Olimpíadas de 2012, em Londres.

Algumas semelhanças podem ser traçadas entre as nossas seleções. Ambas apostam na mescla, ambas treinaram 1x1 e 2x2, além de muito contra-ataque, nesta fase de treinamento e ambas estão treinando muito.

A seleção feminina está treinando em São José dos Pinhais, no Paraná, lá elas treinam em dois períodos, de manhã das 10 às 12h e à tarde, das 17 às 19h. Apenas na quinta-feira (4), a equipe terá folga e não realizará nenhuma atividade. Eis as 18 convocadas, delas16 participarão do Sul-Americano.

GoleirasAriadne Tomaz Moreira
Caroline Aparecida Nogueira Martins
Armadoras
Adriana do Nascimento Lima
Amanda Claudino de Andrade
Amanda de Souza Caetano
Jaqueline Anastácio
Moniki Karla Novais Bancilon
Pâmela Barros de Alencar
Patrícia Batista da Silva
Centrais
Deborah Hannah Pontes Nunes
Ieda Vizotto
Pontas
Agda Rafaela Pereira
Aline Pará Waleska Lopes Rosas
Célia Janete Costa
Rosária Elizabete da Silva
Pivôs
Lívia Martins Horacio
Regiane dos Santos Silva
Scheyla Gris

E para finalizar, um pouco de política. Sim meus caros, handebol também é um esporte político, e como. O atual presidente da CBHb, Manoel Luiz Oliveira anunciou que concorrerá, pela sexta vez consecutiva à reeleição do cargo de presidente da CBHb.

O anúncio foi feito durante a Assembléia Geral Ordinária da Confederação Brasileira de Handebol, o envento está acontecendo em Aracaju. O principal tema da assembléia é justamente a candidatura de Manoel, que no mesmo evento do ano passado, disse que não iria concorrer à próxima eleição. O atual presidente disse que iria permanecer no cargo até 2013, porémdisse que ficou tentado com a realização dos jogos Olímpicos no Rio de Janeiro e decidiu que iria participar novamente da eleição. A proposta recebeu total apoio dos dirigentes estaduais.

"Não tenho palavras para explicar o que esse momento significa para mim e para a minha família. Diante de toda essa manifestação, desse voto de respeito e confiança pelo meu trabalho e, principalmente, do amor que tenho pelo handebol, não posso dizer outra coisa que não seja que aceito mais esse desafio”, disse Oliveira.

Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

0 comentários: on "Handebol - Panorama atual do Hand Brasileiro"