sexta-feira, 19 de março de 2010

ITÁLIA: -6 PONTOS PARA A SALERNITANA. POTENZA EXCLUÍDO DA LEGA PRO.

Campeonato falseado: resultado combinado mancha o título da Salernitana (foto: fotolog.com/calccio)



Salve, amigos do Esquadrão Interativo.


Hoje, foi dia de julgamento pelos lados da Bota. Salernitana e Potenza foram julgados por um jogo de 2008 que, provavelmente, teve seu resultado combinado – em benefício, sobretudo, da Salernitana, que subiu para a Serie B nesta temporada.

E as decisões foram pesadas.

A Salernitana, última colocada na Serie B, foi penalizada com a perda de seis pontos; sua pontuação cai, então, de 22 para 16 pontos, o que deixa a equipe campana virtualmente rebaixada.

Com o Potenza, a sentença foi mais severa: o clube luccano está excluído das disputas da Lega Pro, onde participava do Girone B do campeonato de Prima Divisione. No próximo domingo, o clube já não jogará contra o Foggia.

O PROCESSO. Estas decisões provêm do julgamento sobre um presumível resultado combinado entre os dois times, na temporada 2007-08, quando ambos ainda disputavam a extinta C1.

Na ante-penúltima rodada, a Salernitana, que disputava o acesso direto com o Ancona, venceu o Potenza, fora de casa, por 1x0. O resultado, aliado ao tropeço do Ancona contra a Pistoiese (1x1, em casa) deixou o time de Salerno a um empate da Serie B, faltando dois jogos para o fim do torneio.

EVIDÊNCIAS DE JOGO. Depois de um primeiro turno excelente, a Salernitana não conseguiu repetir a performance no returno; foram dez pontos a menos, em relação às primeiras dezoito rodadas do campeonato.

Na 32ª rodada, o time de Salerno teria mais uma dura (porém, decisiva) partida, fora de casa. O Potenza era um mau anfitrião, tendo feito mais de 70% de seus pontos em sua casa (o que garantiu ao clube uma permanência tranqüila). Pior do que isso: a Salernitana havia vencido apenas quatro partidas fora de casa, e a vitória fora de seus domínio não vinha desde a 14ª rodada.

MUDANÇAS. Agora com 16 pontos, a Salernitana, seguramente, estará na Prima Divisione de 2010-11. O Potenza, já em grave crise financeira, provavelmente deverá seguir os passos de outros clubes excluídos de campeonatos, ao longo da história: refundação, refiliação e recomeço das atividades em uma das baixíssimas divisões amadoras do futebol italiano.

Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

0 comentários: on "ITÁLIA: -6 PONTOS PARA A SALERNITANA. POTENZA EXCLUÍDO DA LEGA PRO."