sexta-feira, 2 de abril de 2010

Pré-jogo : Ligue 1


A 31ª rodada vem gerando muita expectativa na França, os franceses orgulhosos por terem dois times de seu país disputando as quartas-de-finais do torneio mais cobiçado da Europa, e por terem seu campeonato nacional como um dos mais disputados. Uma notícia muito publicada nos jornais franceses foi a diferença do 1º colocado ao 6º de outros campeonato da Europa: na Espanha a diferença é de 29 pontos; na Itália de 15 pontos; na Alemanha de 14 pontos; em Portugal de 28 pontos; e na Inglaterra de 18 pontos. No Campeonato Francês essa diferença é de apenas três pontos, é verdade que Bordeaux e Olympique de Marselha estão com dois jogos a menos, mas de qualquer forma a vantagem aumentaria para nove pontos, vantagem mínima se tratando de seis colocações. Um grande exemplo desse equilíbrio é o fato dos times franceses não irem bem quando poupam seus jogadores, mesmo contra times pequenos, na Inglaterra, Espanha ou em outros campeonatos onde o nível técnico das equipes que a disputam é bem desigual, o rodízio de jogadores é normal. A rodada começa no sábado às 14h(horário de Brasília).

O Bordeaux recebe o Nancy em busca de um mês de abril melhor, em março o time perdeu dois jogos, sendo um pela Liga dos Campeões e outro na final da Copa da Liga, e venceu apenas dois. O Nancy que só disputa a Ligue 1 no momento, pelo jeito, deverá cumprir tabela até o fim do campeonato, já que está distante de um rebaixamento e muito longe de chegar entre os primeiros. Grenoble e Lorient fazem um duelo de pouca audiência, o Grenoble já está virtualmente rebaixado e o Lorient tem como missão uma vaga na Liga Europa, sonho bem distante, porém o time vem de uma animadora goleada sobre o Saint-Etienne. Nice e Sochaux jogam pela fuga, de vez, do rebaixamento. Os times estão longe da queda, mas uma boa prevenção é a vitória nesse fim de semana. O Nice vem de uma sequência de três vitórias, enquanto o Sochaux não vence a três jogos. O time do Sochaux essa semana teve a boa notícia da volta do atacante americano Charles Davis que se envolveu num acidente de carro no ano passado. O jogador deverá estar à disposição do técnico Francis Gillot em três semanas.

O Rennes em casa enfrenta um Lyon focado na Liga dos Campeões. O jogo pode servir para o time rubro-negro encostar nos líderes, inclusivo no OL, o meio-campo Makoun não jogará, jogou no sacrifício contra o Bordeaux devido a uma lesão na virilha sofrida contra o Real Madrid. O Lyon por sua vez, vem de uma vitória importante contra o Bordeaux no meio de semana, e não deverá poupar os craques Govou e Lisandro López, que não jogarão o jogo de volta da Liga dos Campeões. O maior vencedor da Ligue 1, o Saint-Etienne, joga sua sobrevivência no Campeonato Francês contra o Le Mans, o time está com 29 pontos e é 17º colocado, e o Le Mans com 21 e um jogo a menos é 19º colocado. Os dois times não vêm de uma sequência boa de jogos, o Saint-Etienne não vence há seis jogos e o Le Mans vem de três derrotas seguidas. O Lille vai até Valenciennes enfrentar o time local, o LOSC vem embalado, na última rodada meteu 4 a 1 no Montpellier, o Valenciennes por sua vez, vem de três derrotas consecutivas. O meio-campo do LOSC, Eden Hazard, vem sendo assediado pela imprensa, o belga de 19 anos foi indicado por, nada mais nada menos, do que Zinedine Zidane para jogar no Real Madrid.

O confronto das 16h é entre Montpellier e Monaco, dois times que no mês passado não conseguiram bons resultados, com atuações irregulares. O Montpellier que vêm mostrando a França como um bom trabalho nas categorias de base podem levar ao sucesso na Ligue 1, pode conquistar a liderança do campeonato nesse final de semana. O time do Montpellier foi campeão da Copa Gambardella esse ano, um torneio disputado por juniores, campeonato equivalente a Copa São Paulo de Futebol Júnior, e na Ligue 1 vem utilizando jovens destaques na campanha, como é o caso de: Ait Fana, Belhanda e Yangambiwa.

No domingo tem mais três jogos: Boulogne x Toulouse; Olympique de Maselha x Lens; e Auxerre x PSG. O desesperado Boulogne enfrenta, diante de sua torcida, o Toulouse. O Boulogne que foi eliminado pelo modesto Quevilly da quarta divisão, tenta diminuir a diferença para o Saint-Etienne, o time vinha bem até a eliminação na Copa da França, depois o time desandou e perdeu de 3 a 0 do PSG. O Toulouse joga tranqüilo, sem ameaça nenhuma de rebaixamento. O Olympique de Marselha desfalcado enfrenta o Lens. O time de Marselha não conta com Niang e Cheyrou contundidos. Se o OM apresentar o futebol que fez o time vencer o Bordeaux na final, com certeza o time não terá problemas para passar por cima do 15º colocado Lens. No último jogo do dia, o Auxerre enfrenta o seu algoz na Copa da França, o Paris Saint Germain. O Auxerre conta com a volta de seu principal jogador: Benoit Pedretti. Mas durante a semana o Auxerre teve a notícia da contusão do meio-capo Ndinga. E o PSG vem de uma boa vitória sobre o Boulogne na última rodada, 3 a 0.


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

0 comentários: on "Pré-jogo : Ligue 1"